top of page

"Exercício & dores musculares: No pain no gain, hard pain… no gains!"

  • Foto do escritor: hbesc1936
    hbesc1936
  • 17 de dez. de 2015
  • 1 min de leitura

Estou cansadíssimo!" é o comentário usual nos dias seguintes ao jogo. Apesar de o referido desconforto muscular ser sentido por todos aqueles que, de forma mais ou menos sistemática, praticam exercício, apresenta-se mais exuberante em indivíduos sedentários ou que já não realizam actividade física há algum tempo. Diz-se, portanto, que as dores musculares resultam da realização de exercício muito intenso e/ou de um tipo de exercício menos habitual. Apresentam-se realmente severas quando o exercício realizado implica a preponderância das designadas contracções musculares excêntricas, típicas por exemplo de uma travagem rápida para mudar de direcção ou sentido.

Este tipo de solicitação impõe níveis de tensão muito elevados enquanto omúsculo está a alongar, resultando num conjunto de alterações, entre as quais a perda da integridade das fibras musculares.

Quando os exercícios realizados implicam consideravelmente a referida solicitação muscular excêntrica, por exemplo num jogo de futebol, de squash ou de ténis e, para agravar o panorama, o indivíduo não estiver habituado ou já não jogar há algum tempo, não só fica muscularmente fatigado como perde a capacidade funcional por alguns dias, ficando com os músculos doridos, intumescidos e rígidos.

MAIS INFO: http://medicosdeportugal.sapo.pt


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

PATROCINADORES

© 2015 ERMESINDE SPORT CLUBE 1936 FANPAGE. Orgulhosamente criado por CarlaMonteirocom Wix.com

bottom of page