Como Tratar uma Lesão Muscular
- hbesc1936
- 8 de jan. de 2016
- 1 min de leitura
Lesões musculares são comuns, principalmente entre pessoas que treinam e fortalecem os músculos. Às vezes, o exagero pode levar a uma ruptura muscular ou torção nos ligamentos. Todo indivíduo que pratica qualquer tipo de esporte (ou tiver filhos esportistas) provavelmente já teve que administrar os primeiros-socorros e decidir se era preciso ir ou não ao pronto-socorro. É muito útil saber quando essas lesões podem ser tratadas em casa e quando é necessária a avaliação por parte de um médico. Após informar-se melhor, você terá a chance de realizar a escolha por contra própria, além de saber quais são os detalhes relevantes e que poderão ser repassados ao convênio, caso precise realmente marcar uma consulta médica.
1
Diagnostique o grau da contusão. Os músculos formam a massa do corpo e são conectados por tendões e articulações, como um sistema de polias. Existem dois tipos de lesões musculares que podem ser tratados sem a necessidade de atenção médica.
Contusões de primeiro grau são, na maioria dos casos, apenas por hiperextensão muscular, com pouca ou nenhuma ruptura. Apesar de doer, o membro poderá ser erguido e apoiado normalmente. Não é recomendado o levantamento de peso, mas contra a gravidade a sensação deverá ser apenas de desconforto.[1]
Já as lesões de segundo grau apresentam rupturas parciais. O local ficará bem sensível, com alguns hematomas, porém, sem saliências ou inchaços. É uma contusão mais dolorida, que pode ser suportada ao andar, mas o apoio provavelmente terá de ser realizado com a outra perna ou o indivíduo mancará. Se a ruptura parcial for no braço, o desconforto será maior ao fazer força.
Mais informações sobre lesoes desportivas em:
DesportoCUF
AtlasSaude
Comments